DPROJ reúne discentes indígenas e quilombolas para debater o edital de monitoria

• Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2017, 10h22
  • Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2017, 10h38

DestaqueEditalmonitoriaquilombola

A Diretoria de Planejamento e Projetos Educacionais (DPROJ) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Unifesspa promove, até o dia 14 de junho de 2017, uma série de reuniões com discentes indígenas, quilombolas e docentes da instituição, objetivando adquirir sugestões dessas comunidades acadêmicas a fim de que se chegue à versão final de dois editais inéditos na Unifesspa: Edital de Monitoria Indígena e Edital de Monitoria Quilombola, ambos previstos para serem lançados ainda neste mês de junho. Serão disponibilizadas 12 bolsas para monitoria indígenas e 9 para quilombolas respectivamente.

“O objetivo da equipe DPROJ/PROEG é construir bases sólidas para que a Monitoria Indígena e a Monitoria Quilombola possam efetivamente contribuir para a melhoria das condições de permanência e sucesso acadêmico dos discentes indígenas e quilombolas na Unifesspa” afirma o Professor Denilson Costa, diretor da Diretoria de Planejamento e Projetos Educacionais. Na manhã de segunda-feira (12) aconteceu a primeira reunião, que contou com ampla participação de discentes indígenas e com a presença do coordenador de Integração Estudantil da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Unifesspa, psicólogo Antônio Augusto C. Severo, além de alunos não indígenas interessados na temática. O encontro foi realizado no Auditório Central da Unidade II do Campus de Marabá.

A reunião deste primeiro dia foi significativa, tendo em vista o clima de integração e colaboração refletido durante o diálogo entre a equipe da  DPROJ/PROEG e os discentes indígenas e demais participantes.  “É fundamental o apoio da Unifesspa pela permanência e sucesso acadêmico do aluno indígena”, comentou o discente Rikparti Kôkaproti, acadêmico do curso de Letras.

indigenas

De acordo com toda a equipe DPROJ/PROEG, a reunião contribuiu de forma efetiva, pois além de ter permitido a compreensão de que a minuta do edital já elaborado contempla, nos pontos fundamentais, os anseios dos discentes indígenas; permitiu, ainda, a identificação de alguns pontos importantes a serem acrescentados no Edital e, por consequência, no Programa de Monitoria Indígena.

“A equipe DPROJ/PROEG convida toda a comunidade acadêmica a participar das demais reuniões para tratar da temática Monitoria Indígena e Monitoria Quilombola, conforme datas, locais e horários divulgados e solicita aos Diretores de Instituto e Faculdades a liberação dos discentes e docentes para garantia de ampla participação”, informou Gilmar Ramos da Silva, da Divisão de Projetos Educacionais - DPROJ / PROEG.

Confira o cronograma de reuniões:

REUNIÃO COM DISCENTES SOBRE MONITORIA QUILOMBOLA:
Data:13/06/2017 (terça-feira)
Local: Auditório Central Unidade II - Campus Marabá
Aluno quilombola, participe!

REUNIÃO COM DOCENTES SOBRE MONITORIA INDÍGENA
Data: 14/06/2017 (quarta-feira)
Hora:9h
Local: Miniauditório do IGE, na Unidade II - Campus Marabá
Professores, participem!

REUNIÃO COM DOCENTES SOBRE MONITORIA QUILOMBOLA
Data: 14/06/2017 (quarta-feira)