Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UNIFESSPA

Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 14h42 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 16h27

Projeto Pibid 2

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e da Diretoria de Planejamento e Projetos Educacionais (Dproj), no uso de suas atribuições, torna público a participação da Unifesspa no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, a ser desenvolvido em parceria com escolas de educação básica da rede municipal ou estadual de ensino, com duração de 18 (dezoito) meses, a partir de agosto de 2018, em conformidade com o Edital Capes nº 07/2018, de 01 de março de 2018, e a Portaria nº 45 – Capes, de 12 de março de 2018.

O Pibid visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O objetivo do programa é promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início da jornada do docente, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica.

São modalidades de participação no Pibid:

Bolsista de iniciação à docência: discentes que estejam regularmente matriculados na primeira metade do curso de licenciatura na área do subprojeto participante do Pibid-Unifesspa e que não tenha concluído mais de 60% da carga horária regimental do curso;

Coordenador institucional: função desempenhada por um docente da Unifesspa responsável pelo projeto institucional da Unifesspa;

Coordenador de área: o docente da Unifesspa que coordenará uma área do subprojeto e;

Professor supervisor: o professor da escola de educação básica que foi selecionado pelo coordenador de área para acompanhará o discente na escola.

No total serão distribuídas 104 bolsas de iniciação à docência e 12 bolsas de supervisor, via Capes, e até 56 bolsas de iniciação à docência como contrapartida da Unifesspa. Para participar dos editais, o estudante e o professor da escola básica deverá cadastrar seu currículo na Plataforma Freire e efetuar sua inscrição seguindo as regras dos editais específicos. Veja os cursos participantes do PIBID/UNIFESSPA nos editais de seleção:

RESULTADO  FINAL:

EDITAL Nº 029/2019 – PIBID/UNIFESSPA - PS Bolsa de Inic. á Docencia. (arquivo em PDF) NOVO

EDITAL N.º 021/2018 – PIBID/UNIFESSPA – PS Bolsa de Inic. à Docência. (arquivo em pdf

EDITAL N.º 011/2018 – PIBID/CAPES/UNIFESSPA (arquivo em pdf)

EDITAL N.º 013/2018 – PIBID/UNIFESSPA (arquivo em pdf)

EDITAL N.º 012/2018 – PIBID/CAPES/UNIFESSPA - SELEÇÃO DE SUPERVISORES:

Subprojeto de Química - Marabá (arquivo em pdf)

Subprojeto de História - Marabá (arquivo em pdf)

Subprojeto de Matemática/Letras - Português - Santana do Araguaia (arquivo em pdf)

Subprojeto de Educação do Campo - Marabá  (arquivo em pdf)

SELEÇÃO DOS SUBPROJETOS: