I Encontro do Pibid - Unifesspa

• Publicado: Sexta, 26 de Outubro de 2018, 14h29
  • Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 12h02

Capturar

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID é um programa de formação de professores promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, com o objetivo de estimular a docência entre os estudantes dos cursos de licenciatura, por meio da articulação entre a universidade e a rede pública de ensino básico.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará iniciou sua primeira experiência no PIBID em agosto de 2018, com a participação de cinco licenciaturas financiadas pela Capes, a saber: Matemática e Letras Português (Multidisciplinar) desenvolvido no Campus Santana do Araguaia, além de História, Química e Educação do Campo promovidos no Campus de Marabá. Como contrapartida da Unifesspa, foi criado o subprograma Pibid/Unifesspa, do qual participam os cursos de Licenciatura em Geografia, História, Educação do Campo, Ciências Naturais e Artes Visuais, no Campus de Marabá, e História, no Campus de Xinguara.

A atuação do Pibid/Unifesspa está distribuída em cerca de 15 escolas da rede pública de educação básica, da Região Sul e Sudeste do Pará, compreendendo os municípios de Marabá, Santana do Araguaia, Xinguara e Nova Ipixuna, onde atuam 200 bolsistas de Iniciação à Docência, que são estudantes oriundos dos cursos de licenciatura da Unifesspa, sendo 104 vinculados à Capes e 56 à Unifesspa, como contrapartida. Participam também 12 Supervisores bolsistas e 11 Supervisores voluntários, professores da educação básica, que atuam nas escolas onde os alunos realizam suas atividades, além de 10 professores efetivos da Unifesspa, que atuam como coordenadores de área, dos quais 4 são bolsistas da Capes.

O evento é o primeiro encontro promovido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Unifesspa e visa acompanhar e as primeiras ações desenvolvidas pelo Programa, além de promover o compartilhamento de experiências e reflexões sobre as primeiras experiências e perspectivas à continuidade do Pibid como política de formação e de valorização à docência e contribuir para o aprimoramento da Educação.

O Encontro tem como público alvo os participantes do Programa e a comunidade interessada na temática.

Faça sua inscrição Aqui ou acesse a página https://doity.com.br/i-encontro-do-pibid-unifesspa