Unifesspa disponibiliza dois E-books para a comunidade: “Experiências Exitosas dos Projetos de Ensino” e “Estratégias de Ensino e Formação Docente: ações do PIBID em tempos remotos”

• Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 15h45
  • Última atualização em Segunda, 22 de Novembro de 2021, 15h57

Nesta sexta-feira (19), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), disponibiliza para o público dois livros em formato digital. O “Experiências Exitosas dos Projetos de Ensino”, volume 1, e o “Estratégias de Ensino e Formação Docente: ações do PIBID em tempos remotos”. Ambos são disponibilizados em formatos de Ebook – PDF e estão disponíveis em links nesta matéria. O primeiro livro foi organizado pela equipe da Diretoria de Planejamento e Projetos Educacionais da Pró-reitoria de Ensino e Graduação (Dproj/Proeg) e segundo foi organizado pela Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), com apoio da Proeg.

Acesse aqui o livro Experiências Exitosas dos Projetos de Ensino.

Acesse aqui o livro Estratégias de Ensino e Formação Docente: ações do PIBID em tempos remotos.

Sobre o livro Experiências Exitosas dos Projetos de Ensino

LIVRO_experiências_exitosas.PNG

O livro faz a divulgação dos trabalhos acadêmicos vinculados aos Programas de Ensino de Monitoria (geral e de laboratório), do Programa de Apoio ao Estudante Indígena (Paind) e do Programa de Apoio ao Estudante Quilombola (Paequi), dos anos de 2014 a 2020. Como aponta o e-book “Esta obra reúne diferentes artigos produzidos como resultado de experiências advindas da realização de projetos de ensino da Unifesspa, no âmbito dos programas Monitoria Geral, Monitoria de Laboratório, Apoio aos Indígenas e Apoio aos Quilombolas”.

Ainda de acordo com o e-book, os programas de monitoria e de apoio aos indígenas e aos quilombolas têm um real esforço da Unifesspa em propiciar aos graduandos condições necessárias para um percurso acadêmico de sucesso, como base para uma trajetória de vida com maior realização tanto no nível individual como também para as comunidades das quais estes graduandos pertencem. “A contribuição para a formação dos discentes quilombolas, por sua vez, está relacionada ao compartilhamento de ações, no âmbito dos projetos, que visam maximizar os índices de sucesso acadêmico dos discentes quilombolas. Neste processo, foi ressaltada “a necessidade de compreensão das dinâmicas históricas nas quais estão envolvidos estes discentes como caminho para maior êxito dos projetos (...), uma vez que essas dinâmicas influenciam diretamente nas dificuldades enfrentadas no ambiente acadêmico”.

A ideia de elaborar um livro com este conteúdo surgiu em reuniões de planejamento da Diretoria de Planejamento e Projetos Educacionais (DPROJ/PROEG) e executada pela Divisão de Projetos Educacionais (DIPE), com o apoio da Divisão de Avaliação e Planejamento (DIAPLAN). O livro também terá sua versão impressa, de acordo com o edital 13/2021 – PROEG, de Seleção de Capítulos para publicação do livro.

De acordo com um dos organizadores do livro, Gilmar Ramos da Silva, os textos que compõem a obra são de autoria de docentes e discentes da Unifesspa, participantes de projetos de ensino. “A variedade de autores e de vivências no âmbito dos projetos de ensino contribuem para que o livro apresente uma multiplicidade de olhares que, congregados, conseguem apresentar um panorama desta multifacetada realidade dos projetos de ensino na educação superior da Unifesspa”, explicou.

O livro é destinado a comunidade acadêmica em geral e todos aqueles que têm interesse em aprofundar conhecimentos sobre projetos de ensino de forma geral e também especificamente relativos a programas de monitoria, que visam dar suporte aos acadêmicos de forma geral, e de apoio a indígenas e quilombolas, que visam dar suporte aos acadêmicos indígenas e quilombolas, na educação superior.

Sobre o livro Estratégias de Ensino e Formação Docente: ações do PIBID em tempos remotos

LIVRO_pibid.PNG

O livro tem a proposta de reunir experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas pelos bolsistas, com seus coordenadores e supervisores. Ambos articulados para que os estudantes dos cursos de licenciaturas possam desenvolver dinâmicas escolares. O livro dialoga com essa primeira fase do projeto institucional denominado de "A relação Universidade/Escola na Formação Docente: entre práticas e saberes”.

A obra é estruturada em experiências, leituras e desafios que envolvem as licenciaturas de História, Geografia, Química, Pedagogia, Ciências, Letras e Física. Trazendo experiências, desafios e relatos acerca da formação docente em tempos remotos. “Tomando como eixo o direcionamento do PIBID, que é um programa que tem a formação docente de estudantes dos cursos de licenciaturas como ponto fulcral de seus objetivos”, explica um dos organizadores do livro, Geovanni Gomes Cabral.

Para Giovanni o livro permite dialogar sobre o trabalho na Formação Docente. “O programa seleciona estudantes, sejam indígenas ou quilombolas, que junto com cada coordenador (a) de área, desenvolvem seus projetos em sala de aula. Temos projetos que têm trabalhos específicos em comunidades indígenas, como o da Química, por exemplo. Infelizmente, muitos foram atropelados por conta da doença. Executando alguns pontos na medida do possível”, informou.

O público do livro são estudantes de licenciaturas, professores da educação básica, professores da universidade, que desenvolveram os projetos pensando nessa formação docente. "O livro também pode ser lido pelo público em geral, pois traz em seus capítulos trabalhos de estudantes e professores que por meio de uma bolsa de (400 reais) pago pela Capes, mostra o compromisso ético de cada profissional envolvido", argumentou Geovanni Cabral.