Unifesspa comemora a primeira década do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica da Unifesspa

• Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2024, 11h40
  • Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2024, 12h02

Comemorar a primeira década do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica da Unifesspa, mais conhecido como NAIA, é o objetivo principal deste evento que tem como tema: NAIA: 10 Anos Promovendo Trajetórias Inclusivas na Educação Superior. Na ocasião, acontecerá o lançamento do Programa Educação para a Diversidade (2024-2025), cujo propósito é a formação continuada por meio de ações ofertadas à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, pretendendo sensibilizar à educação para a diversidade. O convite se estende à comunidade acadêmica e àqueles que se interessarem pelas diversas nuances da Educação.

O evento acontecerá nos dias 06 e 07 de novembro de 2024, no auditório da Unidade II, Campus de Marabá (com transmissão pelo canal da Unifesspa no Youtube)

A inscrição no evento deverá ser realizada pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos - SigEventos, até o dia 05 de novembro de 2024. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Inscreva-se e participe!

Confira a programação:

Manhã

8h - Credenciamento

9h - Mesa de Abertura e lançamento do Programa Educação para a Diversidade (biênio 2024-2025)

Convidados/as:

Prof. Dr. Francisco Ribeiro da Costa - Reitor da Unifesspa

Profa. Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante - Vice - Reitora da Unifesspa

Prof. Dr. Antonio Nascimento - Coordenador em exercício do Nuade

Prof. Dr. Denilson da Silva Costa - Pró-Reitor de Ensino de Graduação

TAE. Esp. Lúcia Cristina Gomes dos Santos - Coordenadora do Naia

10h - Intervalo

10h15 - Conferência de abertura: "Contribuição do Naia para o Acesso e Permanência de estudantes com deficiência na Unifesspa"

Palestrante: Profa. Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante - ICH/Unifesspa

Mediadora: TAE. Esp. Lúcia Cristina Gomes dos Santos - Coordenadora do Naia

14h30 - Roda de conversa com alunos com deficiência concluintes e egressos.

Convidados/as:

Maria José de Jesus Araújo – Egressa do curso de Pedagogia;

Jose Diego Rodrigues de Lira – Egresso do curso de Psicologia;

Lucas Silva Anchieta – Discente do Curso de Engenharia Elétrica – Formando;

Ana Carolina do Nascimento Cunha – Discente do curso de Engenharia Civil – Formanda;

Ingrid Borges Rocha - Discente do curso de Ciências Biológicas - Formanda;

Renan Lucas Israel Nascimento da Silva – Egresso do curso de Letras Português e mestrado do PPGCM/Unifesspa.

Mediador: Prof. Dr. Antonio Nascimento - IGE/Unifesspa

17h - Intervalo

Exposição: Materiais produzidos pelo Naia.

Manhã

8h30 - Palestra “Pessoas com deficiência na Educação Superior: participação e anticapacitismo”

Palestrante: Prof. Dr. Décio Nascimento Guimarães - Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mediadora: TAE. Dra. Naurinete Fernandes Inácio Reis - Nuade/Unifesspa